Em recente pesquisa com gestores de
cooperativas de transporte de Belo Horizonte, foram identificados como
vantagens da TI para as cooperativas, os seguintes itens: alinhamento da
informação para a tomada de decisão, possibilidade de uma comunicação mais
eficiente, acesso mais fácil e confiável a todos os relatórios da cooperativa,
disponibilização de informações corretas, seguras e em tempo hábil para a
tomada de decisão dos gestores, rastreamento dos carros e das corridas, redução
de custos, aumento na qualidade dos serviços oferecidos, comodidade para os
associados, disponibilização de novos serviços aos clientes, maior controle das
chamadas e melhor gerenciamento das corridas, eliminação do controle manual de
informações em papel, maior controle interno dos processos e o gerenciamento do
cadastro dos fornecedores, clientes e quadro social. Outra vantagem destacada
foi a possibilidade de redução do estresse do motorista causado pelo rádio de
comunicação instalado nos carros. Em algumas cooperativas de táxi, esses
aparelhos foram substituídos por tablets.
Na percepção desses gestores, são desvantagens da TI: a vulnerabilidade em relação à segurança da informação, o alto custo de investimento nas ferramentas de TI, a necessidade de profissionais capacitados e habilitados para utilizar as ferramentas de TI, os investimentos constantes em capacitação para manter seus funcionários, dirigentes e quadro social atualizados com as novas tecnologias. Ainda de acordo com os gestores, a TI exige profissionais capacitados para gerenciar suas ferramentas e, geralmente, as cooperativas de transporte não possuem profissionais capacitados na direção, no corpo técnico e muito menos no quadro social. Apesar das desvantagens destacadas, alguns gestores afirmaram não perceber nenhuma desvantagem da TI para as cooperativas, pois a TI é essencial para a gestão das cooperativas, sejam elas pequenas ou grandes, do ramo de transporte ou dos demais ramos.
Certamente, a TI proporciona inúmeras outras vantagens às cooperativas, como por exemplo: o reposicionamento das estratégias, a oferta de oportunidades, o aumento da competitividade, a flexibilização, adaptação e modificação organiacional. A TI pode ser entendida como um dos componentes mais importantes do ambiente cooperativista.
Na percepção desses gestores, são desvantagens da TI: a vulnerabilidade em relação à segurança da informação, o alto custo de investimento nas ferramentas de TI, a necessidade de profissionais capacitados e habilitados para utilizar as ferramentas de TI, os investimentos constantes em capacitação para manter seus funcionários, dirigentes e quadro social atualizados com as novas tecnologias. Ainda de acordo com os gestores, a TI exige profissionais capacitados para gerenciar suas ferramentas e, geralmente, as cooperativas de transporte não possuem profissionais capacitados na direção, no corpo técnico e muito menos no quadro social. Apesar das desvantagens destacadas, alguns gestores afirmaram não perceber nenhuma desvantagem da TI para as cooperativas, pois a TI é essencial para a gestão das cooperativas, sejam elas pequenas ou grandes, do ramo de transporte ou dos demais ramos.
Certamente, a TI proporciona inúmeras outras vantagens às cooperativas, como por exemplo: o reposicionamento das estratégias, a oferta de oportunidades, o aumento da competitividade, a flexibilização, adaptação e modificação organiacional. A TI pode ser entendida como um dos componentes mais importantes do ambiente cooperativista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário